Dieta do Ovo realmente funciona? Para que serve?

Como funciona?

Sendo totalmente diferente de muitas outras, a Dieta do Ovo se baseia em incluirmos a partir de 2 a 4 ovos por dia, isto em 2 ou mais refeições. Isto faz com que a quantidade de proteínas na dieta nos cause uma maior sensação de saciedade.

Por conta disto, ela está ficando tão famosa, porque se acredita que a mesma nos faz perder peso, sendo também totalmente baixa em calorias e carboidratos, favorecendo cada vez mais a perda de peso.

Como muitas dietas, o foco que temos nesta é a perda de peso para as pessoas que desejam ter um corpo mais bonito e saudável. Assim como qualquer dieta, precisamos da avaliação completa nutricional antes de praticar uma dieta tão restritiva.

Dieta do Ovo

Regras desta dieta:

Por ser uma prática restritiva e mudar radicalmente a nossa alimentação esta deve ter uma duração de apenas 2 semanas no máximo e precisamos incluir 2 ovos em um pequeno almoço.

No caso de sua dieta levar outros 2 ovos, os mesmos podem ser divididos ao longo do dia e isto totaliza 4 ovos ao longo do dia. Podemos preparar os mesmos cozinhando, fazendo omelete ou até mesmo fritos com manteiga, azeite ou manteiga de coco.

Mas, não apenas precisamos aumentar o consumo dos ovos, nesta dieta também precisamos incluir alimentos leves e frescos como peixes, saladas, frutas, frango e gorduras boas como castanhas, sementes e azeite.

Uma regrinha de ouro nesta dieta é que não podemos consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicos, bebidas como refrigerantes, sucos de caixa, doces, comida congelada pronta, fast food e comidas com excesso de sal.

A Dieta do Ovo é um pouco polêmica por conta de diversos fatores, primeiro pelo nome e segundo pela quantidade de proteínas que ingerimos, de fato é uma dieta completamente diferente de tudo o que temos atualmente.

Cardápio desta dieta:

Para você que está em dúvida de como comer e o que comer ao longo desta dieta, falaremos mais sobre o cardápio da mesma para que tenhamos ideia do que podemos comer ou não durante ela.

  • Café da Manhã:

Para esta refeição é interessante que comamos 1 ou mais ovos, isto depende apenas do nosso peso. Sendo bom comer também uma porção mediana de frutas como laranja, porque as mesmas trazem diversas vitaminas para nosso organismo;

  • Para o almoço:

Esta é uma das refeições mais importantes do nosso cotidiano, para esta, deveremos adicionar um ou mais ovos, acompanhada com uma porção de frango ou de peixe, porque estas são carnes mais saudáveis e menos calóricas;

  • Jantar:

Para o jantar na Dieta do Ovo é interessante que comamos também um ou mais ovos, uma grande porção de vegetais e uma fruta como sobremesa. Sendo uma refeição muito nutritiva para o nosso organismo;

  • Lanche:

Para fazer um lanche rápido, o ideal é que comamos vegetais de baixa caloria como alface, pepino, espinafre, pimentão, couve-flor, avocado e berinjela, que pode ser usada para acompanhar todos os alimentos que você desejar.

Dieta do Ovo

Também podemos comer:

Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre diversos alimentos e neste tópico, citaremos mais alimentos para você que deseja dar uma variada no cardápio e nas coisas que você come diariamente, sendo as seguintes:

  • Frutas com casca;
  • Frutos do mar e sardinha;
  • Laticínios;
  • Carne vermelha, frango, carne suína grelhadas, assadas ou cozida;
  • Laticínios;
  • Tubérculos com consumo restrito;
  • Cereais Integrais com consumo também restrito;
  • Oleaginosas como castanhas, nozes e etc.

É importante lembrar que esta dieta também necessita que bebamos bastante água para que tenhamos mais saúde ao longo do tempo. Sendo necessário que bebamos de 9 a 13 copos de água por dia, ajudando a matar a sede e promovendo mais saúde e saciedade.

Riscos desta alimentação:

Assim como diversas dietas restritivas, esta não seria diferente e pode trazer alguns riscos para a nossa saúde, por isso é altamente recomendado que tenhamos o acompanhamento nutricional antes de fazer qualquer dieta.

Uma restrição na alimentação pode trazer diversos problemas para a nossa saúde, porque através dela, temos vários alimentos importantes que são proibidas como os grãos, que são ricos em fibras, minerais e vitaminas.

No caso dos tubérculos como as batatas por exemplo, perdemos uma grande fonte de vitamina C, magnésio e potássio. Nenhum destes alimentos será permitido na dieta e a falta deles pode causar falta de energia, tontura, imunidade baixa, redução da densidade óssea e distúrbios mentais.

Conclusão:

Se você está pensando em fazer a Dieta do Ovo, procure um nutricionista para ter uma avaliação completa antes de adotar este tipo de alimentação. Não recomendamos fazer a dieta, faça por sua conta e risco.

Assim como todas as dietas que temos, esta é bem restritiva e pode trazer problemas para a nossa saúde, realmente pode emagrecer, mas precisa ser feita com muito cuidado e atenção para que não haja nada prejudicial para a sua saúde e bem estar.