Google Search Console para melhorar o posicionamento do seu site

O que é o Google Search Console e para que serve?

Não vou dar uma definição manual, nem uma explicação excessivamente técnica. O que eu quero é que qualquer pequeno ou médio empresário ou empreendedor entenda os principais recursos do Search Console e como aproveitá-los. Se não for fazer o trabalho você mesmo, pelo menos saber o que pedir ao especialista em SEO e/ou a agência link building para que seu site melhore progressivamente sua posição no Google.

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que, entre outras coisas, nos permite saber com quais palavras-chave (ou palavras-chave) nosso site está sendo encontrado. Ou seja, as pesquisas que os usuários realizam resultam em qualquer uma das páginas do nosso site. Agora, a primeira coisa que precisamos entender é que aparecer nos resultados de pesquisa do Google não é o mesmo que receber visitas graças a esses resultados de pesquisa. 

Vamos entender o que estamos vendo em cada uma das cinco colunas:

  • Consulta: nesta primeira coluna temos as palavras, expressões ou frases que os usuários realmente usam para fazer suas pesquisas no Google. É uma fonte inestimável de informação, pois lá temos inúmeras surpresas. Para o inferno com a nossa lista de palavras-chave escritas por pura intuição em um guardanapo.
  • Cliques – Esta segunda coluna nos informa o número de acessos que recebemos em nosso site para cada uma dessas expressões de pesquisa.
  • Impressões: é o número de vezes que uma página do nosso site apareceu diante dos olhos de um usuário, nos resultados do Google, em resposta a pesquisas com essa expressão.
  • CTR: significa Taxa de cliques (porcentagem de cliques) e resulta da divisão entre Impressões e Cliques. Em outras palavras, quantos dos Usuários que viram seu site entre os resultados de suas pesquisas no Google escolheram seu site dentre todos os que apareceram nesses resultados.
  • Posição: esta é a posição média em que qualquer página do seu site apareceu nos resultados de pesquisa do Google para cada uma dessas expressões de pesquisa.

Google Search Console para melhorar o posicionamento do seu site

Como acessar o Google Search Console?

Não quero me deter neste ponto. Se você não está acostumado a gerenciar seu site sozinho, minha sugestão é informar ao seu web designer ou webmaster que deseja acessar sua conta do Google Search Console. Se essa conta ainda não estiver configurada, peça a eles para configurá-la e informe como fazer login. Idealmente, você deve fazer isso com uma conta do Google que você possui, mas é diferente daquela que você usa para e-mail. Para acessar o Search Console, você precisa ter uma conta do Google (independentemente de usar o Gmail ou não).

Como interpretar e usar as informações do Google Search Console?

Um primeiro conselho é exportar o relatório para uma planilha do Excel, pois analisar as informações online pode ser extremamente tedioso. Costumo trabalhar com as duas ferramentas simultaneamente (a planilha do Excel e a página do Search Console), pois quero investigar mais alguns detalhes das informações que tenho no Excel.

Para isso, vá para a seção “Desempenho” (menu de navegação na coluna da esquerda), e à direita, como mostro na captura de tela a seguir, você verá um ícone com uma pequena seta apontando para baixo, o que indica que você pode “ download” (exportar) o relatório.

A primeira coisa que devemos esclarecer são os objetivos que queremos alcançar com base nas informações fornecidas pelo Google Search Console. Vamos listar os mais importantes:

Conseguir que o maior número de palavras-chave, daquelas que nos trazem mais visitas de potenciais clientes, cheguem às dez primeiras posições.

Melhore a CTR (porcentagem de cliques) dessas palavras-chave. Em outras palavras, que, além de melhorar o posicionamento, os usuários do Google escolhem nosso site antes do de nossos concorrentes.

Com esses dois objetivos temos muito trabalho a fazer, então vamos ver como fazemos.

Saiba mais sobre: webtrends.net.br/consultoria-seo

 

Google Search Console para melhorar o posicionamento do seu site

Search Console para descobrir palavras-chave que exigem um melhor posicionamento

O próximo trabalho que faremos no Search Console é identificar palavras-chave que exigem um melhor posicionamento. Ou melhor, aqueles em que vale a pena investir tempo e trabalhar para melhorar seu posicionamento.

De um modo geral, quando trabalho com os sites dos meus clientes, começo com as palavras-chave que estão além das dez primeiras posições. Se eles já estão nas dez primeiras posições do Google, podemos considerar que estão excelentemente posicionados. Não é que não valha a pena tentar aproximá-los ainda mais das duas ou três primeiras posições, mas geralmente prefiro colocar mais esforço nos que estão mais longe, mas perto dos dez primeiros.

Se estiverem mais próximos da posição 100 (o máximo que o Google Search Console vai me mostrar), vai exigir muito mais esforço para chegar nas primeiras 10 posições, então vou me dedicar, pelo menos numa primeira etapa, a melhorar aquelas que estão mais “acessível”.

Então, o que procuro são aquelas palavras-chave que estão além das dez primeiras posições, mas não muito longe, e que, ao mesmo tempo, tenham uma boa quantidade de “impressões”. Na verdade, aqui temos que levar em conta que, principalmente à medida que nos afastamos dessas dez primeiras posições, o número de impressões não reflete o número de buscas que essa palavra-chave tem no Google.

Em outras palavras, se nosso site aparece nas dez primeiras posições para uma determinada palavra-chave, o número de “impressões” que o Search Console nos mostra nos dará uma boa ideia do número de pesquisas que essa palavra-chave tem no Google. Mas à medida que nos afastamos desses dez primeiros lugares, precisaremos de outras ferramentas para saber se vale a pena trabalhar para melhorar sua classificação.

E é que será infrutífero trabalhar para uma palavra-chave que tenha apenas algumas pesquisas por usuários. Pelo contrário, vamos investir mais esforço naqueles que têm várias dezenas, centenas ou milhares de pesquisas. Mas, como já disse em outros artigos, também temos que pesar o grau de “dificuldade” que as palavras-chave têm para conseguir um bom posicionamento.

Tudo sobre comprar backlinks: webtrends.net.br/comprar-backlinks