Dieta Dukan Ainda Funciona?

O que é a dieta Dukan?

A dieta Dukan é uma série de instruções alimentares criada pelo francês Pierre Dukan. O objetivo das restrições alimentares é consumir mais proteína do que carboidratos.

Isso é interessante, pois o muito consumo de carboidratos corrobora com a criação de gordura corporal e aumento das taxas de glicemia. Os carboidratos são fonte de energia para as células. Quando em excesso, tornam-se em gordura.

Já as proteínas ajudam a reduzir a gordura no corpo e na criação e manutenção da massa magra, sendo tudo o que existe no nosso corpo, como os músculos e estrutura óssea, menos a gordura.

A dieta Dukan é dividida em quatro fases pelo seu idealizador. A primeira é a fase de ataque; a segunda, cruzeiro. Já a terceira fase, é chamada consolidação e a quarta, de estabilização.

A ideia é que nas primeiras duas fases ocorra a perda de peso, enquanto nas duas últimas ocorra a consolidação e estabilização dos resultados obtidos com a dieta.

Dieta Dukan Ainda Funciona

1.º fase — ataque

Na fase de ataque, a estratégia criada pelo Pierre Dukan é de consumir apenas alimentos ricos em proteínas. Considere carnes, frangos, ovos e peixes, por exemplo. A duração da fase é de 7 dias.

Segundo o idealizador da dieta, é possível perder 5 quilos já primeira semana, adotando essa estratégia.

2.º fase — cruzeiro

Nessa segunda fase, o consumo de proteínas vai sendo reduzido gradualmente. As frutas, legumes e carboidratos podem ser inseridos de maneira devagar, proporcionalmente.

A ideia é que você introduza as outras categorias de alimentos a depender dos resultados obtidos já na primeira fase.

3.º fase — consolidação

Na consolidação, a duração da fase dependerá do total de quilos perdidos multiplicado por 10. Caso você tenha perdido 3 quilos, você ficará nessa fase por 30 dias.

4.º fase — estabilização

Terminada a consolidação, a estabilização durará por um tempo indeterminado. A estratégia é adotar pelo menos um dia da semana em que o cardápio seja constituído apenas de proteínas.

Sobre a dieta e os cuidados necessários

Antes de começar qualquer dieta ou qualquer outra categoria de ação relacionada à saúde, é preciso tomar os devidos cuidados necessários, como consultar um médico nutricionista para avaliar o caso.

Tenha em mente que o emagrecimento não acontece em um piscar de olhos. Embora a dieta Dukan realmente permita um emagrecimento rápido, ela tem riscos que devem ser considerados.

Pelo desequilíbrio alimentar em aumentar o consumo de proteínas (e focar somente nelas) e desprezar outras categorias de alimentos, há chances de desenvolver deficiências em vitaminas e nutrientes importantes para o corpo.

Também, os riscos de aumentar o desenvolvimento de colesterol, doenças cardíacas e constipação, por exemplo, são maiores quando essa dieta é feita e levada a extremo.

Por isso, tome muito cuidado! Tenha equilíbrio em tudo o que for fazer.