Dieta dos pontos como funciona? – Saiba como fazer, Regras e Mais

Mas essa dieta ajuda mesmo a emagrecer?

Essa dieta tem como finalidade fazer com que consumo de pontos nas refeições estipulados para cada pessoa seja inferior ao total do gasto calórico do corpo, quando feita da forma da forma correta essa dieta podem sim ajudar no processo de emagrecimento uma vez que o corpo passa a queimar as calorias armazenadas para suprir as suas necessidades e manter o seu bom funcionamento.

De um modo geral, para perder entre 3 kg a 4 kg por exemplo em um período de 1 mês o indicado é manter uma dieta de 1200 calorias por dia , ou seja, 330 pontos.

E como ela funciona afinal?

Ao seguir essa dieta é estipulada uma quantidade de pontos especifica para o consumo diário para cada individuo e em alguns métodos o cálculo fornecido é parecido para todos variando apenas de acordo o sexo de cada pessoa.

Outros métodos levam a determinação dos pontos tendo como base as características individuais como por exemplo a altura, peso, idade e a quantidade de quilos que se quer perder de acordo com a meta de emagrecimento.

Em alguns tipos de dieta dos pontos é possível começar consumindo uma certa quantidade de pontos e depois altera-la ao longo da deita conforme for emagrecendo pois passará então a consumir menos pontos, isso tem como objetivo fazer com que o corpo passe a se adaptar com o novo tipo de alimentação e assim garanta um emagrecimento saudável e contínuo.

Mas todos os casos independentemente do método a ser escolhido é preciso manter registrado todas as quantidades e cada alimentos que foram ingeridos durante todo o dia, para ser ter o controle sobre esse dieta e que pode ser incluído nela.

Os praticantes de atividades físicas em alguns casos ainda podem levar uma vantagem e ganham pontos a mais para consumir na sua dieta a fim de equilibrar o gasto energético e consumo de calorias.

Por fim, quando o peso desejado é alcançado a pessoa avança de fase conhecida como fase de manutenção passando a ter um consumo de ponto um pouco maior promovendo uma readaptação da pontuação que tem como objetivo manter saudáveis e em estabilidade a forma e peso.

É recomendado que se faça uma distribuição da pontuação permitida entre os grupos de nutrientes essenciais para o organismo e não se foque apenas nas calorias.

dieta dos pontos

Qual é a quantidade de pontos dos alimentos?

Como vimos nessa dieta cada tipo de alimentos tem o seu próprio valor de ponto que devem ser somados ao longo do dia, os vegetais por exemplo, como acelga, o rabanete e tomate valem 0 pontos, os legumes por sua vez como a cenoura, a abóbora e a beterraba contam 10 pontos.

Uma unidade de pão francês ou 1 batata doce pequena contam 40 pontos, o leite e o iogurte integrais valem 42 pontos, 1 ovo cozido ou 4 ovos de contam 25 pontos, os sucos podem variar de 0 a 40 pontos enquanto 1 copo de 200 ml de refrigerante conta 24 pontos por exemplo.

Na dieta dos pontos todos os alimentos são liberados, mas é importante prestar atenção para não ultrapassar a total de pontos permitidos no dia, ao preferir seguir uma alimentação equilibrada com alimentos saudáveis incluindo verduras, legumes, frutas e alimentos integrais, permite que a quantidade de alimentos ingeridos seja maior trazendo então mais saciedade.

Entenda as principais regras da dieta dos pontos

Para conseguir emagrecer com a dieta dos pontos é importante seguir algumas regras simples, mas que são fundamentai para garantir o seu sucesso, confira:

– Respeitar sempre a quantidade de pontos diárias;

– Nunca exagerar nas porções de comida;

– Jamais ficar em jejum ou economizar pontos de um dia para usar no outro;

– Não consumir uma quantidade menor de pontos que a mínima permitida;

– Evitar comer mais 5 alimentos de zero pontos por dia;

– Os pontos extras recebidos pela prática de exercícios físicos devem ser consumidos no mesmo dia;

– Não ingerir uma soma menor de 230 pontos diários;

– Sempre recalcular a quantidade de pontos após 5kg perdidos

dieta dos pontos
 

Riscos ao fazer a dieta dos pontos

Ao fazer a dieta dos pontos de forma incorreta como por exemplo gastar uma boa parte da pontuação em alimentos com muitos pontos como um bolo deixando de lado as refeições principais.

Os principais sintomas que aparecem ao fazer a dieta incorretamente são baixa imunidade, queda de cabelo, cansaço, fadiga e indisposição, por isso o acompanhamento de um especialista é tão importante pois evita o risco de ter uma alimentação não saudável além de ter a certeza de que o emagrecimento está ocorrendo de forma correta.