Doenças da obesidade – Saiba quais são os perigos de estar acima do peso

Sintomas e Diagnostico da obesidade

Os primeiros indícios de que a obesidade está começando a se instalar são as roupas ficando apertadas no corpo, o ponteiro da balança subindo e também o acúmulo de gordura.

A pessoa pode sentir algumas sintomas que indicam o início da obesidade como dificuldade para se movimentar, cansaço frequente, episódios de apneia do sono e no caso das mulheres pode acontecer algum distúrbio no ciclo menstrual.

O diagnóstico da obesidade por sua vez é feito através do cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC) que é responsável por avaliar a relação entre altura e peso de uma pessoa.

Quando esse índice é maior do que 30 é considerado grau de obesidade e quanto maior esse índice for maior é a chance do desenvolvimento de doenças da obesidade.

Existem também outras formas de medir o excesso de peso que trabalham em conjunto como o cálculo de IMC que é o cálculo da porcentagem de gordura e a medida da circunferência do abdômen.

A obesidade pode ser classificada por graus como a obesidade leve, moderada, grave ou mórbida e esse tipo de classificação é muito importante pois através de dele é escolhido o melhor tipo de tratamento para cada caso sendo ele cirúrgico ou clínico.

Doenças da obesidade

Doenças da obesidade

A obesidade é um dos fatores de risco mais altos para o desenvolvimento de uma série de doenças graves, uma vez que os obesos são mais propensos a desenvolver problemas como:

– Hipertensão

 A hipertensão se dá pelo aumento da pressão nos vasos sanguíneos e ocorre com maior frequência em pessoas que estão acima do peso ou obesas, principalmente pelo consumo excessivo de alimentos com alto teor de sódio e gorduras saturadas e é um problema que atinge homens e mulheres de diferentes faixa etárias.

Quando existe o sedentarismo e a falta de exercício físicos executados de forma regular os vasos sanguíneos acabam sendo comprimidos levando ao aumento da pressão.

A elevação da pressão arterial pode causar sérios problemas cardiovasculares como os ataques cardíacos e os derrames cerebrais sendo que a hipertensão é responsável por cerca de 40% dos infartos, 80% do derrames e 25% do quadros de insuficiência renal.

– Colesterol

 O colesterol é encontrado em maior parte no sangue e é produzido pelo organismo sendo que uma pequena acaba sendo adquirida por meio da alimentação, ele é um componente essencial para as membranas celulares e é composto pelo colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL), e também por triglicérides.

A maioria das pessoas obesas ou com sobrepeso tem uma alimentação ruim e não praticam atividades físicas suficientes, o que acaba aumentando o nível total do colesterol no sangue aumentando o risco de entupimento das veias e artérias por consequência o risco de infartos e derrames.

– Diabetes

Uma das doenças da obesidade é a obesidade que é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue que pode ocorrer por causa de alguma dificuldade na secreção as insulina, que por sua vez é um hormônio produzido pela pâncreas.

A função da insulina no organismo é promover a absorção da glicose pelas células do corpo para que assim ela seja melhor aproveitada para a atividades celulares, e a sua falta ou a dificuldade de sua ação resulta no acúmulo da glicose no sangue conhecido como hipoglicemia,

As pessoas obesas possuem a produção de insulina desregulada e podem desenvolver a diabetes tipos 2 que não tem causa genética.

Doenças da obesidade

 

– Doenças respiratórias

A obesidade é causadora de diversas doenças respiratórias como a apneia do sono que pode causar parar respiratórias de forma involuntária durante o sono, esse é um distúrbio que acontece por causa do excesso de gordura na região do tronco e resulta na dificuldade de respiração e o fechando da faringe de  forma repentina.

Outra doença respiratória causada pela obesidade é a asma que surge quando há o estreitamento dos bronquíolos e que tem como causa uma reação infamatória causada por um tipo de substância produzida no tecido adiposo e alto nível de colesterol, a ocorrência da asma é maior em pessoas obesas ou acima do peso.

Tratamento da obesidade

A obesidade pode ser tratada sempre com ajuda de um profissional e requer uma mudança no estilo de vida com uma rotina de exercícios físicos e uma dieta com poucas calorias, além de poder ser feito o uso de medicamentos como os controladores de apetite e o que são capazes de reduzir a absorção da gordura no corpo, já os casos mais graves pode ser indicado a cirurgia bariátrica.